educação

Educação e cidadania vão ser debatidos durante congresso internacional em Santa Maria

Da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Especialistas da área da educação de renome nacional e internacional desembarcam hoje, em Santa Maria, para o 8º Congresso Internacional de Educação, que ocorre até sexta-feira, no auditório da Faculdade Palotina (Fapas), instituição de ensino que promove o evento. A iniciativa tem como público-alvo professores de escolas estaduais, municipais e particulares, professores universitários, acadêmicos de Ensino Superior, professores e alunos dos cursos de habilitação magistério e demais interessados.

Um dos nomes mais aguardados é o de Frei Beto - Carlos Alberto Libânio Christo. Autor de mais de 50 obras, entre contos, ensaios, romances e infantojuvenis, ganhou, por duas vezes o Jabuti - o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro -, além do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte e o Prêmio Alba de Literatura. Em Santa Maria, ele falará sobre a importância da educação crítica e participativa na construção dos direitos humanos.

- No momento em que o governo Bolsonaro retira os recursos da educação, cassa disciplinas de suma importância, como filosofia e sociologia, e estimula a perseguição e denúncia de professores que tenham pensamento crítico, o 8º Congresso Internacional de Educação, em Santa Maria, assume papel relevante como espaço de reflexão e mobilização de todos nós que nos identificamos com o educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira - afirma Frei Beto.

Ulbra entra com pedido de recuperação judicial

O congresso também contará com a participação de outras referências na área da educação (confira a programação abaixo). Entre elas, está Rosa María Torres, pedagoga, linguista, jornalista educacional e especialista em educação básica.

Os detalhes do congresso estão disponíveis no site fapas.edu.br/congresso. A Fapas fica na Rua Padre Alziro Rogia, 115, Patronato. Informações pelos fones (55) 3220-4550 ou 3220-4575.

A PROGRAMAÇÃO

Hoje

  • 14h - Credenciamento e entrega dos materiais
  • 17h30min - Recepção e apresentação artística
  • 18h - Abertura oficial do evento
  • 18h30min - Palestra "Por uma Educação Crítica e Participativa na Construção dos Direitos Humanos", com Frei Betto (SP). O debatedor será Ricardo Rossato (Fapas)

Amanhã 

  • 8h15min - Diálogo sobre as temáticas: "¿Qué tipo de ciudadano? Educación humanizadora para la participación democrática y los derechos humanos", com o professor Joel Westheimer (Universidade de Ottawa/Canadá); e "O direito à alegria como componente da construção da cidadania", com a professora Terezinha Rios (São Paulo). O debatedor é Alexsandro Miola (diretor do Colégio Antônio Alves Ramos)
  • 13h30min - Minicursos
  • 17h - Apresentação de trabalhos e pôsteres
  • 19h - Apresentação artística
  • 19h30min - Palestra "Viver sem Temer: como pensar e praticar ideias e ações de insurgência, resistência e re-existência em tempos como os de agora e na luta pela afirmação e ampliação dos direitos humanos", com o professor Carlos Rodrigues Brandão (RJ). O debatedor é Jolair da Costa Silva (Colégio Antônio Alves Ramos e Fapas)

Sexta-feira 

  • 8h15min - Diálogo sobre as temáticas: "Direitos Humanos e Educação: questões históricas e conceituais", com José Geraldo (Brasília); e "Educomunicação e o compromisso em promover os direitos humanos: novos desafios na era digital", com a professora Rosane Leal da Silva (UFSM/UFN). A debatedora é Carolina Salbego Lisowski (Fapas)
  • 13h30min - Apresentação artística
  • 14h - Diálogo sobre as temáticas: "Desafios de uma Educação Humanizadora", com o professor Luís Armando Gandim (UFRGS); e "A proteção integral ao desenvolvimento de crianças e adolescentes: direitos humanos e políticas públicas", com o professor André Viana Custódio (Unisc). O debatedor é Jadir Zaro (Fapas)
  • 17h30min - Apresentação de trabalhos e de comunicação oral
  • 19h - Apresentação artística
  • 19h30min - Palestra "Derecho a la educación y Aprendizaje a lo largo de la vida", com a professora Rosa Maria Torres (Equador). O debatedor é Gilberto Antonio Orsolin (diretor da Fapas)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Professor de escola de cursos preparatórios conta detalhes sobre sua trajetória como educador Anterior

Professor de escola de cursos preparatórios conta detalhes sobre sua trajetória como educador

Unipampa sofre corte de R$ 18,8 milhões Próximo

Unipampa sofre corte de R$ 18,8 milhões

Educação